Pages

Odu Okaran


16exuOkanran (a 1ª palavra é a que vale)
(clique nos links para conhecer mais sobre seu Orixá protetor)
Orixá: Exú - Xangô (Baru) - lansã - OxalaIkú
Dia da semana: Sábado
Cores: Negro, marron, azul escuro (sempre as cores frias e sombrias).
Números propícios 15, 31,47, 63, 79 e 95.

Correspondência zodiacal: Signo de Virgem
Tempo de atuação: 1 ano
Letra do alfabeto: "B"
Ponto Cardeal: Noroeste
Correspondência planetária: Mercúrio
Tipo físico: Constituição delgada, olhar tristonho, inteligência aguda, porém restrita.


Personalidade:
Representa coisas encadeadas, acontecimentos que se sucedem a partir de um primeiro, pois tem personalidade diabólica.
São pessoas fogosas e insaciáveis. Não desistem até que consigam o que desejam, nem que para isso tenham que arriscar a própria vida.
Este Odú é muito negativo, pois está sempre ligado à ideia de dor inevitável, sofrimentos, enfermidade, desgraças, desgostos, angústias etc.
Chefia e simboliza os gémeos e o mistério que envolve a sua existência. Todos os gémeos são gerados neste Odú e dependem dele, sofrendo sua influência por toda a vida.
Aqui nasceram as enfermidades contagiosas e as diferentes formas de contágios; é um Odú feminino, fixo, diurno, quente, úmido e é filho de Sedikoroú e Ajantakú.
Anuncia sempre coisas ruins e que responde não. Representa tudo o que cai, que desmorona, que submerge, o declínio do sol, a noite que se aproxima, o sofrimento e a dor.
E considerado como o protetor e dispensador da oratória.
As pessoas regidas por este Odú (no Ori), são mau caráter, pois além de transformarem sua própria vida, procuram constantemente prejudicar o próximo, provocando brigas e não se importando em separar seus próprios pais, irmãos, amigos e quem quer que seja.
São grandes oradores, convencem com a palavra. Possuem constituição delgada, olhar tristonho, inteligência aguda, porém restrita.


C
aráter: Tem caráter reflexivo, concentrado, analítico, inquieto, sombrio, pessimista, anti-social, rancoroso, crítico, sem indulgência.

Comportamento: O comportamento é marcado pelo medo excessivo, pela falta de confiança em si mesmo, isolamento causado por escrúpulos, desconfiança ou preconceito.
Tristeza e melancolia. Lassidão provocada pelo medo de tomar iniciativas.
Indica a depressão da vida celular com um sentido da ação lenta; a fraqueza dos órgãos; a fadiga do organismo; a depressão física e moral. Nele nasceram as enfermidades contagiosas e as diferentes formas de contágio.
Recomendação: Fazer defumador ambientais (casa ou trabalho) com assa-fétida, seguida de cravo-da-índia.
Orixás que regem este Odu:
Exú - Xangô (Baru) - lansã - OxalaIkú