Pages

Odu Oye Ku

EJÍLOGBON ou Oye ku  (Ò da morte)

(clique nos links para conhecer mais sobre seu Orixá protetor)

nana

ORIXÁS

NANÃ - OBALUAIÊ - OYÁ BALE

É um Odu feminino, noturno, entrante, seco, fecundo e foi fecundado. Este Odú determina a necessidade de viver em grupo.

A ideia de morte que este Odú é portador, está muito mais ligada ao

fim de uma determinada situação, cujas possibilidades de continuidade tenham sido esgotadas pelo total cumprimento de uma determinação cármica.

Este é o verdadeiro Odu de Nana, o qual traz Terra sobre Terra, mostrando o esgotamento de todas as possibilidades de acrescentar-se algo,

o fim de um ciclo, a morte.

Dia da semana 2." feira

Cores Preto, branco nacarado e cinza prateado.

Números propícios 12, 16, 32, 48, 64, 80 e 96.

Tempo de atuação 1 mês

Letra de atuação "L"

Correspondência zodiacal Câncer

Correspondência planetária Lua

Personalidade

As pessoas sob domínio deste Odu sempre vencem as maiores dificuldades. As vezes comportam-se como velhos, mesmo tendo pouca idade. Costumam ser teimosos, resmungões, meio incoerentes, mas de muita responsabilidade. São trabalhadores, honestos ao extremo, possuindo vontade própria bem acentuada, o que demonstra uma forte personalidade. São inteligentes, espertas, super mães ou super pais.

Os filhos deste Odu não tem muita sorte na vida amorosa e, quase sempre sofre m uma série de perturbações físicas e espirituais(doenças, cirurgias). Os eleitos deste Odu possuem uma característica de aceitar todos os sofrimentos, tanto os de ordem física, bem como os espirituais, com grande capacidade de resignação, pois, no íntimo dos mesmos estará sempre a certeza de que nada é permanente e que tudo se transformará e de que eles serão os grandes vencedores. Trazem ajé em seus caminhos, o que os torna perigosos. Têm melancolia e nostalgia.

ORIXÁS QUE REGEM ESTE ODU

NANÃ - OBALUAIÊ - OYÁ BALE