Pages

Odu Ejionile

EJIONILE (caminho, rota, estrada)

(clique nos links para conhecer mais sobre seu Orixá protetor)

Oxala, Orixa, Oxoguian

Orixás:

IyemojáOgumXangôOxalá 

E um Odú masculino, diurno, entrante, quente, seco e nasceu do sacrifício de um animal, e representa a necessidade de seguir em frente.

Comportamento

Comum, popular e zombeteiro.

Caráter

Impulsivo, espontâneo, direto, indisciplinado, irritadiço, caprichoso, impressionável e sensual.

Tem mau génio.

As pessoas este Õdú são geralmente dotadas de natureza sensual, fantasiosa e indiscreta. Possuem gosto simples, tendendo ao vulgar, possuem espírito belicoso (temperamento forte) e uma acentuada predisposição para envolverem-se sempre em confusões. São caprichosos e supersticiosos, possuidores de imaginação fértil e excelente memória. Sua capacidade mental é um tanto quanto restrita, o que é compensado por uma intuição muito aguçada.

Possuem grande proteção espiritual, possuem grandes amizades, e quase sempre os caminhos abertos. Gostam de calma, procuram acalmar o próximo, porém possuem comportamento delicado, são honestos e atenciosos.

Vivem com grande esperança, estão sempre apaixonados, são sonhadores, sofrem e desdobram-se para ajudar um amigo.

Sendo fogo sobre fogo, propõe dinamismo puro, sem objetivo pré-destinado, lançado à própria sorte, ao sabor do destino.

O símbolo òdúnico representa um caminho que deveria ser trilhado lenta mas ininterruptamente, desconhecendo barreiras que impeçam a progressão e recusando qualquer tipo de ajuda extra. A caminhada é cega e obsessiva, o avanço instintivo, inevitável.

As pessoas deste Odú são impulsivas, chegando quase a irracionalidade. Seus objetivos devem ser atingidos a qualquer preço. Qualquer obstáculo provocam-lhe profunda irritação que pode transformar-se em fúria agressiva.

Consideram-se auto-suficientes, raramente aceitam a ajuda de outrem na solução de seus problemas, por considerarem que nada nem ninguém é capaz de, melhor do que eles, resolver qualquer questão, apresentar qualquer ideia, por ser mais prático e objetivo.

Adoram a solidão, a calma e o isolamento, mas nem por isso deixam de, constantemente, envolverem-se em algum tipo de confusão, da qual saem vencedores.

Seu desenvolvimento intelectual é alimentado por uma curiosidade incontrolável e prejudicado por uma imaginação desenfreada que os leva a criar teorias e explicações absurdamente fantasiosas para tudo o que se proponha a compreender e transmitir.

No amor são passionais, possessivas e sensuais por demais inconstantes, podendo mudar de amor como se muda de roupa, da forma mais natural, como se nada tivesse acontecido.

Tendem muito à vulgaridade, à busca do mais fácil, do comum em detrimento, do clássico e do melhor elaborado.

Dia da semana 2." feira

Osoguiã, jovem e impetuoso, tendo nas mãos a espada com que elimina tantos quantos se atrevam interpor-se em seu caminho e a mão-de-pilão com que derruba e pulveriza qualquer obstáculo que surja à sua frente.

Números propícios 01, 17, 33, 49, 65, 81 e 97.

Tempo de atuação 1 mês

Letra do alfabeto "R"

Correspondência zodiacal Signo de Aries.

Correspondência planetária Marte

Ponto cardeal Leste

Orixás que regem este Odu:

IyemojáOgumXangôOxalá